A maioria das empresas possui o seu plano de crescimento, realizam periodicamente o processo de planejamento estratégico e não atingem seus objetivos e metas.
O que acontece então?
Em Lucro a partir do Core Business, Chris Zook e James Alen, realizaram uma pesquisa com 1854 empresas no período de 1988 a 1998 e constataram que 7 entre 8 empresas não obtiveram o alcance de seus objetivos e metas e curiosamente, mais de 90% das empresas possuíam planejamento estratégico. O Planejamento Estratégico não é suficiente para o alcance das metas e objetivos pretendidos por uma organização? A resposta é não. Segundo Robert Kaplan, esta divergência se dá pela lacuna entre a formulação da estratégia e a sua execução. O calendário se dá assim: no terceiro trimestre de cada ano, a alta direção da organização se reúne para discussão de sua visão, cenários e estratégias. Geralmente, em um encontro de dois dias, resultados são analisados, cenários são traçados e estratégias são revisadas ou formuladas. Cria-se um book com todas as idéias e desafios, o famoso Plano de Negócios, porém dois meses após o evento, ninguém mais se lembra do que foi definido. A estratégia precisa ser divulgada, desdobrada e acompanhada por todos na organização. O grupo de planejamento que atua como facilitador do processo de elaboração do plano de negócios, assume pouco ou nenhum papel de liderança para que a estratégia seja executada. Quanto à divulgação da estratégia, ainda do estudo de Chris Zook e James Alen, constata-se que 90% dos empregados desconhecem ou não entendem a estratégia da empresa. Como então atingir os objetivos do Plano de Negócios? Segundo Kaplan, cerca de 60% das empresas não relacionam ao seu orçamento financeiro as prioridades estratégicas da organização. É necessário “tirar do papel” a estratégia e executá-la. Desdobrando aos níveis pertinentes, definindo indicadores e metas alinhados à estratégia, alinhar o plano de treinamento e capacitação dos empregados aos objetivos, os planos de desempenho de empregados precisam estar relacionados às metas definidas e acompanhar, medir, acompanhar, acompanhar, medir e mudar quando for preciso. O processo de planejamento estratégico precisa estar sempre “vivo”, sendo acompanhado periodicamente, divulgado aos empregados, desdobrado às áreas, medido. É preciso foco e coordenação. O alinhamento destas ações à estratégia permite o alcance de seus objetivos e metas.
A alta administração precisa acreditar e implementar esta cultura em sua organização, sendo seu papel fazer a estratégia acontecer.
http://www.administradores.com.br/artigos/a_gestao_da_estrategia/11657/
http://www.administradores.com.br/artigos/a_gestao_da_estrategia/11657/
Nenhum comentário:
Postar um comentário