"Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas a batalha; Já se conheces a si mesmo, mas não conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; agora se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terás a mínima chance." Sun Tzu - A Arte da Guerra
Estas palavras, de um velho general chinês, ditas há pelo menos dois mil anos retrata o viés deste trabalho. Em qualquer estratégia empresarial não basta ter informações sobre o mercado ou os concorrentes, sem antes conhecer a própria organização, seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças.
Informação para ser estratégica precisa ser coerente e útil, isto é, precisa ser relevante para o planejamento estratégico e, principalmente, estar disponível a tempo ou em tempo real. Sem uma estratégia de informação, o resultado imediato é uma sobrecarga de dados. Informação válida em tempo hábil pode aperfeiçoar o processo decisório em qualquer organização, posicionando-se como um diferencial competitivo.
Acreditamos que informação é um bem perecível que tem seu tempo de vida útil determinado pelo conhecimento e pelas decisões que a própria informação pode gerar. Num mercado cada dia mais competitivo, organizações e instituições públicas e privadas só irão sobreviver dependendo da habilidade de processar dados para transformá-los em informação a qual poderá gerar conhecimentos para a tomada de decisão.
A informação dá origem a mais informação e conhecimento, por sua vez, a mais conhecimento. Usuários de Informação mais bem sucedidos, aperfeiçoamentos contínuos no gerenciamento da informação fazem com que seja praticamente impossível para os concorrentes acompanhá-los.
Fonte: http://dici.ibict.br/archive/00000587/01/gest%C3%A3o_estrat%C3%A9gica.pdf
Estas palavras, de um velho general chinês, ditas há pelo menos dois mil anos retrata o viés deste trabalho. Em qualquer estratégia empresarial não basta ter informações sobre o mercado ou os concorrentes, sem antes conhecer a própria organização, seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças.
Informação para ser estratégica precisa ser coerente e útil, isto é, precisa ser relevante para o planejamento estratégico e, principalmente, estar disponível a tempo ou em tempo real. Sem uma estratégia de informação, o resultado imediato é uma sobrecarga de dados. Informação válida em tempo hábil pode aperfeiçoar o processo decisório em qualquer organização, posicionando-se como um diferencial competitivo.
Acreditamos que informação é um bem perecível que tem seu tempo de vida útil determinado pelo conhecimento e pelas decisões que a própria informação pode gerar. Num mercado cada dia mais competitivo, organizações e instituições públicas e privadas só irão sobreviver dependendo da habilidade de processar dados para transformá-los em informação a qual poderá gerar conhecimentos para a tomada de decisão.
A informação dá origem a mais informação e conhecimento, por sua vez, a mais conhecimento. Usuários de Informação mais bem sucedidos, aperfeiçoamentos contínuos no gerenciamento da informação fazem com que seja praticamente impossível para os concorrentes acompanhá-los.
Fonte: http://dici.ibict.br/archive/00000587/01/gest%C3%A3o_estrat%C3%A9gica.pdf
Muito bom o artigo. Fico feliz que o tenha compartilhado com as equipe. Parabéns.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pela colaboração.
ResponderExcluirMuito bom o post Erika !!
ResponderExcluirCada curso que você faz, cada artigo que você lê, cada conhecimento que você adquire você sobe um degrau, se você fica parado no mesmo degrau seus concorrentes passam de você.
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